LED do módulo iLinq piscando Indicação do status da conexão

Os módulos iLinq possuem um LED indicativo que mostra o status da conexão.
Ele pisca o LED por um número de vezes, de forma contínua.
Pela tabela abaixo, é possível entender e diagnosticar o possível motivo do problema reportado:

LED piscando 4x (quatro vezes):

Seu módulo iLinq está em modo de programação, sem os dados de WiFi configurados. Para isso, você deve configurar os dados da sua rede WiFi no módulo utilizando um dos dois métodos abaixo:

  • Configuração pelo aplicativo iLinqCenter (vídeo)
  • Configuração direta pelo navegador browser (vídeo)

Caso o seu módulo iLinq esteja constantemente entrando nesse modo de configuração, certifique-se de que outra pessoa com acesso físico ao equipamento não possa estar pressionando o botão de reset sem querer.

LED piscando 3x (três vezes):

Seu módulo iLinq foi configurado com sucesso, porém não está conseguindo se conectar na rede WiFi com os dados que você informou.

Principais motivos:

  • Verifique com detalhes a digitação da senha do WiFi e do nome da rede. Maiúsculas, minúsculas, espaços fazem a diferença! Algumas vezes inclusive o corretor ortográfico do celular acaba incluindo um espaço no final do SSID ou da senha que você não vê, quando você ou o técnico da Internet configura seu roteador utilizando o celular, mas se não estiver presente irá impedir que o módulo não se conecte se não estiver corretamente digitado.
  • O módulo iLinq utiliza apenas as redes 2.4G do seu roteador. Ele não utiliza a rede 5G. Muitos roteadores permitem que a senha da rede 2.4Ghz seja diferente da rede 5Ghz, assim, as vezes você pode estar digitando a senha da rede 5G (que o módulo iLinq não utiliza), enquanto a senha da sua rede 2.4Ghz é outra. Verifique se as senhas no roteador está realmente iguais às senhas que está informando.
  • Roteador WiFi fora de alcance.
  • Problemas técnicos na configuração do seu roteador WiFi. Servidor DHCP duplicado na rede ou ausência de DHCP. Se sua rede tiver mais de um roteador, peça para seu técnico de rede deixar apenas um roteador com o serviço DHCP ativado.

O que fazer?

Nesse caso você precisa conferir se o roteador está próximo do módulo iLinq, onde permita uma conexão WiFi com pelo menos -65dBm de sinal. Primeiro, desligue o ligue novamente seu roteador WiFi para ver se não é ele que está com algum problema. Caso tenha trocado o seu roteador ou alterado o nome da rede ou a senha, faça a reconfiguração do seu módulo iLinq.

Observações Importantes:
Enquanto estiver piscando 3x, seu módulo iLinq estará 100% do tempo tentando se reconectar à rede WiFi configurada nele. Desligue e ligue seu roteador WiFi para verificar se o módulo iLinq se conecta novamente sozinho. Caso seu módulo iLinq esteja desconectando frequentemente do roteador WiFi configurado, teste seu módulo em outro roteador WiFi, se possível, de outra operadora.
Caso exista mais de uma rede WiFi com o mesmo nome, certifique-se do que o seu módulo iLinq seja capaz de se conectar em todos os roteadores que possuam esse nome de rede configurado.

LED piscando 2x (duas vezes):

Quando o módulo pisca 2x o LED, indica que ele conseguiu se conectar com sucesso na rede WiFi com as credenciais informadas, porém o roteador não disponibilizou acesso à Internet por algum motivo. Dentre as principais causas, encontram-se:

  • Firewall bloqueando o acesso. Verifique com seu técnico de rede se existe algum tipo de bloqueio que possa estar impedindo o acesso ao módulo iLinq.
  • Servidores DNS não disponíveis na rede WiFi ou com alguma restrição. Verifique com seu técnico de rede se existe algum tipo de bloqueio que possa estar impedindo o acesso ao módulo iLinq ao serviço DNS (resolução de nomes de domínios).
  • Roteador WiFi está sem internet.

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