Manual iLinq Gate 2
Bem Vindo à iLinq
Muito obrigado por escolher a iLinq.
Estamos muito honrados de tê-lo como novo cliente, e estamos confiantes que você vai adorar
a segurança e comodidade que acompanha seu produto iLinq.
Quando criamos a iLinq, decidimos criar uma linha de produtos totalmente diferentes e inovadores. Criamos a
iLinq para ser a maior e melhor empresa fabricante e prestadora de serviços para Automação e Segurança
Residencial/Comercial do Brasil.
Estamos comprometidos em fornecer serviços e produtos inigualáveis que são:
100% SEM FIO E VIRTUALMENTE IMPOSSÍVEL DE SER BURLADO
Nós somos a única companhia no país a oferecer uma tecnologia sem fio confiável para cada um de
nossos clientes. Isto significa que você terá um nível de confiabilidade sem precedentes, que é
virtualmente impossível de ser batido.
Serviço 5 Estrelas
Em um país onde qualidade de serviço e difícil de encontrar, somos orgulhosos de poder ser uma
exceção e poder lhe oferecer um atendimento personalizado e um serviço de classe mundial.
Fácil de Instalar
Já se foi o tempo dos sistemas complicados e difíceis de instalar, que requerem um longo tempo de
instalação e vários técnicos, sem falar na bagunça de fios e furos nas paredes. Nós fizemos seu
sistema iLinq notavelmente fáceis de instalar.
Na verdade e tão fácil de instalar, que pode ser feita a instalação em menos de 10 minutos, sem a
necessidade de um técnico e o melhor sem bagunça e furos em suas paredes.
Parabéns por ter se juntado a um seleto grupo de clientes espalhados pelo Brasil que também
escolheram a iLoc como parceira.
Juliano Zabeo Pessini & Jose F. Rosas Neto
Fundadores da iLinq
Aviso Legal
Leia as instruções cuidadosamente ANTES de começar.
Desligue a energia do seu equipamento de automatização do seu portão antes de iniciar a instalação.
Certifique-se de que a porta da garagem está fechada antes de iniciar a instalação. O produto iLinq Gate deve ser utilizado com automatizadores de portas de garagem equipados com sensores fotoelétricos de segurança . Estes sensores são normalmente encontrados na parte inferior da porta da garagem ou nas extremidades de portões para evitar o fechamento acidental da porta da garagem se um objeto ou pessoa está no caminho do portão.
Conteúdo da embalagem
Observação: O sensor não esta incluído no Kit básico do iLinq GATE 2.
Conhecendo seu Módulo iLinq GATE 2
Observações:
O Módulo iLinq GATE 2 não é a prova de aguá, deve ser instalado em local protegido do tempo.
O local de instalação deve priorizar o sinal do WiFi, emende os fios de conexão se necessário, caso utilize fios de cores diferentes assegure de anotar a correspondência para ligar corretamente na placa de seu automatizador de portão.
Requerimentos do Sistema
Para a instalação e utilização do Módulo iLinq é necessário apenas que se tenha sinal de rede WiFi com acesso a internet chegando até o local onde o módulo será instalado e uma ponto de energia compatível com o modelo do produto adquirido.
Para a utilização do sistema é necessário que se tenha um usuário cadastrado no portal da iLinq (www.ilinq.com.br) e o aplicativo iLinq Center instalado e registrado com um usuário válido registrado no portal.
Obs. Importante: Para um perfeito funcionamento do sistema e importante que chegue até onde o módulo esta instalado um sinal de rede WiFi estável com pelo menos -67 dBm de potência de sinal com acesso a internet.
Instalando o Aplicativo iLinq Center Automação
Acesse a Play Store para aparelhos Android ou App Store para aparelhos iOS e efetue o download do Aplicativo iLinq Center.
Após instalar o Aplicativo iLinq Center sera solicitado que você crie uma conta para ter seu usuário e senha.
Caso não tenha ainda criado um usuário escolha a opção “Nova Conta”e preencha os campos solicitados, um e-mail de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado e é necessário clicar no link enviado para validar seu cadastro. Caso não receba o e-mail verifique na caixa de spam e/ou lixo eletrônico.
Caso já tenha criado uma conta no portal iLinq, escolha a opção que ja possui uma conta e insera seus dados nos campos Email e Senha e depois clicar em Gravar.
Configurando seu Módulo iLinq - Android
Antes de inciar a configuração do seu Módulo iLinq é necessário que você efetue o REGISTRO do produto em seu usuário, não prossiga para o próximo passo antes de completar o REGISTRO do produto.
Acesse o “Portal do Usuário” no endereço www.ilinq.com.br e efetue o seu login usando as informações cadastradas previamente.
No menu “Equipamentos” selecione a opção “Registrar novo produto”
Insira o numero de série de seu produto e também a chave de registro, clique em “Validar” e depois “Registrar”. Efetuado este procedimento o produto iLinq estará registrado e vinculado ao seu usuário, e após ter sido configurado corretamente deverá aparecer no seu aplicativo iLinq Center.
IMPORTANTE
Para que possa controlar seu dispositivo remotamente utilizando o Aplicativo é necessário que você realize o REGISTRO do produto no seu USUÁRIO, seguindo os passos descritos anteriormente.
Realize este procedimento antes de proceder para a configuração do seu produto iLinq.
Configurando o Módulo
Aparelhos Android
Abra o Aplicativo iLinq Center Automação e aguarde que o aplicativo detecte o módulo. (isto pode demorar algum tempo)
Insira os dados da rede WiFi que o módulo deverá conectar, por padrão o aplicativo ja preenche o nome da rede (SSID) da rede que o aparelho Android esta conectado. Altere caso não seja a rede que deseje que o Módulo iLinq utilize.
Clique em Configurar
Aguarde a mensagem “iLinq configurada com sucesso”
Caso receba uma mensagem de “erro 0090” clique novamente em “Configurar”, caso a mensagem persista por muitas vezes desligue temporariamente a “Rede de Dados 3g/4g” do seu aparelho e re-inicie o WiFi do seu Android desligando e ligando novamente.
Após a conclusão da configuração aguarde até que o Led de Status fique aceso constante indicando que o módulo esta conectado e neste momento ja aparecerá no seu aplicativo,
Caso o led permaneça piscando 3 vezes e necessário refazer a configuração pois os dados da rede WiFi provavelmente foram informados incorretamente, para refazer a configuração e necessário manter o botão de RESET pressionado por mais de 10 segundos, apos este tempo ao soltar o botão o led deve voltar a piscar 4 vezes intermitente e ja pode ser configurado novamente.
Configurando seu Módulo iLinq - iOs
Antes de inciar a configuração do seu Módulo iLinq é necessário que você efetue o REGISTRO do produto em seu usuário, não prossiga para o próximo passo antes de completar o REGISTRO do produto.
Acesse o “Portal do Usuário” no endereço www.ilinq.com.br e efetue o seu login usando as informações cadastradas previamente.
No menu “Equipamentos” selecione a opção “Registrar novo produto”
Insira o numero de série de seu produto e também a chave de registro, clique em “Validar” e depois “Registrar”. Efetuado este procedimento o produto iLinq estará registrado e vinculado ao seu usuário, e após ter sido configurado corretamente deverá aparecer no seu aplicativo iLinq Center.
IMPORTANTE
Para que possa controlar seu dispositivo remotamente utilizando o Aplicativo é necessário que você realize o REGISTRO do produto no seu USUÁRIO, seguindo os passos descritos anteriormente.
Realize este procedimento antes de proceder para a configuração do seu produto iLinq.
Configurando o Módulo
Aparelhos iOS (Iphone/iPad)
No seu dispositivo iOS va em “Ajustes” depois escolha a opção “WiFi” e conecte em uma rede iniciada por iLinq utilizando a senha 0102030405. Alguns equipamentos irão notificar que essa rede não possui acesso à Internet, isto é normal, visto que esta rede só e utilizada para configurar o Módulo iLinq.
Uma vez conectado na rede iLInqxxx, abra o aplicativo iLinq Center Automação e vá até o “Menu Principal” e escolha a opção “Adicionar Dispositivo”
Preencha os campos “SSID”e “Senha” da rede a qual o Módulo iLinq deverá se conectar. Você poderá opcionalmente escolher a opção “Salvar senha” para facilitar futuras programações.
Certifique que os dados informados estão corretos, pois caso contrário o Módulo iLinq não conseguirá conectar-se a sua rede WiFi e o led de status da conexão ficará piscando 3 vezes intermitente indefinidamente.
Clique em Configurar
Aguarde a mensagem “iLinq configurada com sucesso”
Caso receba uma mensagem de “erro 0090” clique novamente em “Configurar”, caso a mensagem persista por muitas vezes desligue temporariamente a “Rede de Dados 3g/4g” do seu aparelho e re-inicie o WiFi do seu aparelho desligando e ligando novamente.
Após a conclusão da configuração aguarde até que o Led de Status fique aceso constante indicando que o módulo esta conectado e neste momento ja aparecerá no seu aplicativo,
Caso o led permaneça piscando 3 vezes e necessário refazer a configuração pois os dados da rede WiFi provavelmente foram informados incorretamente, para refazer a configuração e necessário manter o botão de RESET pressionado por mais de 10 segundos, apos este tempo ao soltar o botão o led deve voltar a piscar 4 vezes intermitente e ja pode ser configurado novamente.
Ligando seu Módulo iLinq GATE 2 ao seu Portão
Agora que seu Módulo iLinq GATE 2 já esta configurado e hora de conecta-lo a placa de seu automatizador de portão.
Certifique-se que o local onde vai instalar o Módulo iLinq GATE 2 esta protegido de sol e chuva e que o sinal do WiFi chega até o módulo com pelos -67Dbm de sinal.
Caso a placa de seu automatizador de portão fique muito distante de seu roteador WiFi, você pode emendar os fios de conexão do módulo e levar ate onde esta seu automatizador de portão, você pode utilizar um cabo de rede ou um cabo para alarmes de 5 condutores. (os fios podem ser bem finos uma vez que são conexões apenas de sinal digital)
- Localize na placa de seu automatizador o terminal – (negativo as vezes identificado como GND) e conecte o fio correspondente ao PRETO do Módulo iLinq GATE 2.
- Localize na placa de seu automatizador o terminal BOT (botoeira), e ligue o fio correspondente ao AZUL do Módulo iLinq GATE 2
- Os demais fios (vermelho, preto e branco) devem ser ligados no sensor opcional. Estes fios em hipótese alguma deve ser ligado em algum conector da placa do automatizador de seu portão.
Utilizando seu Módulo iLinq GATE 2
Ao abrir seu aplicativo iLinq Center você já terá acesso a tela para controlar seu iLinq Gate e verificar imagens de suas câmeras caso tenha configurado.
Utilize a tela de Configurações Avançadas para dar um nome ao seu dispositivo e também visualizar o histórico do dispositivo.
Compartilhando seu Dispositivo
É possivel compartilhar seus dispositivos.
É possível compartilhar o uso de seu dispositivo iLinq com outros usuários, para isto e necessário que você compartilhe seu dispositivo acessando o “Portal do Usuário” e depois acessar o Menu > Equipamentos>Meus Equipamentos e clicar no ícone “SHARE”
Clique em “+ Add” e depois insira o “Email” do usuário que você deseja que tenha acesso para controlar seu dispositivo, marque a opção “Uso” e caso deseje que o usuário também receba mensagens marque também a opção “Msg”. Depois clique em “Save changes”.
ATENÇÃO: Você somente pode compartilhar seu dispositivo com algum usuário iLinq, sendo assim o mesmo deve instalar o aplicativo iLinq Center e criar uma conta antes de você realizar o compartilhamento.
Portal do Usuário
Todos os Produtos iLinq possuem recursos que são configurados e gerenciados a partir do Portal do Usuário.
Acesse o Portal do Usuário do seu “Usuário” e “senha” cadastrados previamente.
Opções do Menu
Home – Retorna a tela inicial Home
Eventos – Mostra as atividades do usuário no portal, basicamente os registros de login e logOff .
Equipamentos – Nesta tela você visualiza todos os dispositivos iLinq registrados em seu usuário e verifica ;
- Status da conexão de cada um (online ou off-line)
- Nome do dispositivo
- Modelo dos dispositivos
- Numero de série
- Comandos (configuração especifica de cada dispositivo).
Events – Mostra o histórico dos acionamentos, conexões e desconexões do dispositivo.
Configurações – esta opção é utilizada para realizar algumas configurações especificas de cada dispositivo e varia de acordo com o modelo do dispositivo, no caso do iLinq GATE você terá as seguintes opções:
Senha do portão (para acesso pelo aplicativo celular): insira uma senha de 4 dígitos caso deseje que uma senha tenha que ser digitada para acionar o portão pelo aplicativo.
Envia alerta de detecção de abertura e fechamento pelo sensor: habilite esta opção para ser alertado toda vez que o portão for aberto e fechado
Tempo (em segundos) para envio de alerta se o portão ficar aberto: informe o tempo máximo que seu portão pode ficar aberto e seja alertado caso ultrapasse este tempo
(0 = alerta desligado)
Share – nesta opção são feitas as configurações de compartilhamento do dispositivo e envio de Alertas a outros usuários do Aplicativo iLinq Center.
Registrar novo produto – Permite registrar um produto adquirido da iLinq no seu usuário
Opções –
Sua conta – Permite você fazer configurações gerais de sua conta como:
Time-Zone – (Fuso horário), Formato de data e hora e opções para envio de mensagens de alerta
Mudar senha – Utilize esta opção para alterar sua senha de acesso ao portal e do aplicativo iLinq Center.
Alerta Celular – Utilze esta função para testar a comunicação com o seu celular através do aplicativo iLinq Center.
Token – O iLinq Token e um código individual, que pode ser utilizado em aplicativos externos por WebServices para controlar seus dispositivos iLinq.
A geração do iLinq Token é totalmente gratuita e você só paga pelo tráfego de informações que ocorrer entre seu aplicativo e o nosso servidor.
Downloads – Efetue aqui o download dos manuais dos produtos iLinq.
Sair – Faz o LogOff do portal.
Troubleshooting
PROBLEMA | POSSÍVEIS CAUSAS | SOLUÇÃO |
Dispositivo não aparece no Aplicativo | Dispositivo não configurado | Efetue a configuração da placa conforme manual. |
Aplicativo não registrado | Efetue o registro do aplicativo com usuário e senha cadastrado previamente no portal www.ilinq.com.br | |
Dispositivo não conectado na rede WiFi, led pisca 3 vezes | Efetue o reset do dispositivo e reconfigure, certifique-se de digitar corretamente as informações da rede WiFi (SSID) Verifique a intensidade do sinal do WiFi que chega no local onde o dispositivo esta instalado. | |
Dispositivo não conectado na Internet WiFi, led pisca 2 vezes | Alguns produtos só aparecerão no Aplicativo caso o dispositivo esteja conectado na Internet (ex.: GATE). Verifique sua conexão com a Internet. Verifique também a intensidade do sinal do WiFi que chega no local onde o dispositivo esta instalado. | |
Dispositivo não aparece na lista para ser configurado | Equipamento sem energia | Ligue a fonte do equipamento a energia e verifique se o led azul pisca 4 vezes |
Equipamento já esta configurado com dados de rede WiFi, led pisca 3 vezes | Efetue o reset do dispositivo e reconfigure, certifique-se de digitar corretamente as informações da rede WiFi (SSID) | |
Dispositivo fora do alcance do Smartphone que esta sendo usado para configurá-lo | Aproxime-se do dispositivo | |
Incompatibilidade do Aplicativo com o aparelho sendo usado para configurar ou BUG do aparelho | Desligue e ligue novamente o WiFi do aparelho Desligue a rede de dados 3G/4G Tente configurar utilizando um modelo diferente de smartphone. Isto não afeta o funcionamento do sistema, apenas a configuração inicial | |
Não consigo acessar o dispositivo remotamente | Dispositivo sem acesso a Internet | Verifique a conexão com a Internet no local onde o dispositivo esta instalado. Verifique se o led azul esta aceso constante, caso pisque 2 vezes o local esta sem acesso a internet. |
Aplicativo não registrado | Efetue o registro do aplicativo com o usuário e senha cadastrado no portal www.ilinq.com.br | |
O led azul fica piscando 2 vezes frequentemente | Queda da conexão com a Internet | Verifique sua conexão com a internet |
Quedas momentâneas frequentes da conexão com o roteador WiFi | Verifique a qualidade do sinal do WiFi que chega no local onde o dispositivo iLinq esta instalado. | |
O led azul fica piscando 3 vezes frequentemente | Queda de conexão com o roteador WiFi | Verifique a qualidade do sinal do WiFi que chega no local onde o dispositivo iLinq esta instalado |